Oda al Vino é o primeiro evento 100% sustentável realizado em Puerto Iguazú (Aegentina)

A 7ª edição do Oda Al Vino, vem com mais uma novidade que promete impactar o setor de eventos da região. Pela primeira vez a cidade argentina de Puerto Iguazú, será palco de um evento 100% sustentável. Nos dias 8 e 9 de setembro de 2023, organização, participantes e expositores fazem parte de um evento com zero emissão de carbono e lixo.

Um evento com responsabilidade socioambiental, se baseia em dois conceitos fundamentais: lixo zero e carbono zero. O lixo zero busca minimizar a geração de resíduos e maximizar a reutilização e a reciclagem do que é produzido durante o evento. Já o carbono zero, busca compensar as emissões de gases do efeito estufa que foram geradas pelo evento, através de práticas como plantio de árvores e projetos de energias renováveis.

Todas as compensações, serão de responsabilidade de empresas mundialmente conhecidas como a dominicana HMA (Heróis do Meio Ambiente), que auxilia na separação, classificação e destinação do lixo e a uruguaia Carbonocero que calcula as emissões de carbono que envolve todo o evento.

 “Os temas ambientais são de extrema importância para um evento vitivinícola, uma vez que toda a cadeia produtiva está relacionada e ligada diretamente ao meio ambiente e a sua preservação. Pensando nisso, não restou a menor dúvida da importância de passar a ser um evento com responsabilidade socioambiental”, comenta Gisela Viana, Gestora e Relações Públicas do evento.

Essas ações são extremamente importantes para garantir a sustentabilidade do planeta. Nesse sentido, é necessário implementar um conjunto de atos que visam a qualidade de produtos e serviços não somente sob a perspectiva econômica, mas também social e ambiental. Gerir e reduzir os resíduos de eventos, bem como compensar as emissões de gases de efeito estufa, são medidas fundamentais para que essas iniciativas sejam 100% sustentáveis.

Para que o Oda Al Vino se enquadre como um evento sustentável e com responsabilidade social, foi necessário desenvolver um conjunto de ações para minimizar os impactos socioambientais que ele possa gerar. Isso inclui, por exemplo, a escolha de materiais que possam ser reutilizados, a utilização de fontes de energia renováveis e a separação e destinação correta dos resíduos gerados durante o evento.

Para Liliam Zakidalsky, Ceo do grupo Oda, “nos dias de hoje, muito se fala sobre a importância da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental em todas as áreas da sociedade e, com os eventos não poderia ser diferente. Afinal, cada vez mais, as empresas e as pessoas estão buscando formas de promoverem suas atividades com consciência ecológica e social”, completa.

Oda al Vino

Desde que foi criado, em 2015, o ODA al Vino tem ganhado grandes proporções e conquistado a cada edição, novos participantes e público. Durante todos os anos em que o evento acontece, a participação de vinícolas argentinas mais que triplicou, assim como o público. E é fácil entender o porquê: quem participa do evento substitui seu ingresso logo na entrada por uma taça de cristal e pode percorrer os corredores do espaço de exposições para degustar e eleger seus vinhos preferidos entre diversas vinícolas e milhares de rótulos, além de um voucher de compras de R$200.

O EVENTO

Com a participação de mais de 100 vinícolas argentinas já confirmadas, azeiteiras e outras empresas ligadas ao universo enológico, o evento Oda Al Vino está consolidado no calendário de eventos da região trinacional e tem se destacado como um grande atrativo para um público específico, os “winelovers”. Prova disso, é a participação de confrarias de várias partes do Brasil, Paraguai e Argentina.

A principal atração para esse grupo seleto e específico de pessoas, além da variedade de rótulos e os lançamentos que acontecem durante a feira, é o contato com especialistas e proprietários das vinícolas, que promovem verdadeiras aulas, e permite aos participantes, um verdadeiro mergulho nesse universo imenso, que é o mundo do vinho.

Para essa 7ª edição, muitas novidades aguardam os participantes. Entre elas, mais espaços para degustações privadas e exclusivas. De acordo com Gisela Viana, “nosso diferencial é o público, que além de exigente, procura saber mais sobre os vinhos e conhecer também as vinícolas e suas histórias. Esse também é o motivo da participação de tantos profissionais das mais diversas áreas ligadas ao vinho, como enólogos e sommeliers”, conclui.

Serviço:

Dias 8 e 9 de setembro.

Das 15h30 às 20h30.

Os ingressos à venda: www.odaalvino.com.br

Local: Iguassu Urban Mall, Avenida República Argentina 86, Puerto Iguazú, Misiones, Argentina.

Todos os ingressos incluem: acesso aos dois dias de evento, uma taça de cristal profissional de degustação e R$ 200 de voucher para compra de produtos na Oda Vinoteca.

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment